.: Nuvem: Metáfora :.
29/05 a 10/07
As diversas faces da Nuvem são o tema a ser investigado na quarta onda.
Partindo da contemplação pura, da observação de seus aspectos mais orgânicos e naturais, passando pela exploração das sensações que ela evoca em nós – temor? leveza? presságio? – até os seus mais recentes contornos como o símbolo da pulverização de dados e sistemas que é a marca da web 3.0. Abordaremos os aspectos sensoriais, narrativos e metafóricos que esta misteriosa figura pode assumir.
_ENTRE_ONDAS_
No papel de curadores, pensamos diariamente sobre o que queremos refletir, aprofundar, revelar e nos aproximar nas Ondas que propomos.
A onda 4 surgiu com a vontade de tirar nosso olhar do lugar comum. Chega depois de uma avalanche de ações e movimentos que fortaleceram o conceito do ATRAVES.TV.
Ficamos com a vontade de olhar para cima e atravessar o céu em busca de novos horizontes e diálogos. E quem sabe isso não nos jogará para abaixo da terra, no mais profundo fundo do mar?!
Queremos falar sobre a NUVEM e todas as suas metáforas e representações.
Queremos falar do lúdico e singelo, assim como o lado leve e doce como algodão, passando pelo momento negro, elétrico, pesado e líquido – até as “nuvens tecnológicas”, onde guardamos nossos dados em pastas que nos “parecem protegidas para todo o sempre”. Será?!
Queremos um diálogo entre as muitas nuvens, seus significados e representações. Um tema que vai do lúdico ao mais contemporâneo dos assuntos.
Lucas Gabriel e Felipe Gaúcho
O único jeito de prever o futuro é inventá-lo.
Ticha Godoy
Quando transformarmos nosso afeto, faremos grandes mudanças.
VEJA ABAIXO TODOS OS MOVIMENTOS
CRIADOS NA ONDA#4 .: NUVEM: Metáfora :.
A PIPA
com Natalia Presser, Monike Mar, Aécio de Souza,
Arthur França e Tainan Rocha

A onda começou com atividades simultâneas de dança, projeção e música ao vivo.
Natália Presser desenvolveu uma atividade de estudo e performance no estúdio a partir de uma peça que concebeu especialmente para a quarta onda: um “aparelho” em formato de pipa, onde dependurou-se com espantosa facilidade em uma linda dança aérea; enquanto isso, a videomaker Monike Mar editava e projetava imagens ao som dos sintetizadores de Aécio de Souza, compondo uma atmosfera estranhamente etérea.
A dança ganhou uma ilustração entitulada “A NEBULOSA” do quadrinista e ilustrador Tainan Rocha.
A dança ainda teve mais um registro audio visual.
Quando foi convidado para registrar a dança aérea de Natália Presser, o video artista Arthur Rosa não imaginou que seria testemunha de um encontro tão potente. Veja a visão do videomaker sobre o encontro entre as diferentes nuvens.
O FÓRUM#1
com Gabriela Borges, Kaká Werá, Filipe Doutel
e S0M4

O primeiro Fórum do ATRAVES aconteceu no dia 15/06, o tema foi a influência das nuvens e da natureza nas sociedades e na psique humana.
Os convidados foram a antropóloga e jornalista Gabriela Borges, o psiquiatra Filipe Doutel e o ambientalista Kaká Werá.
O Fórum foi escutado pelo estúdio S0M4 e traduzido em forma de arte, mais especificamente DATAart.
As palavras mais faladas no Fórum serviram de inspiração para Marcelo Müz elaborar um ensaio fotográfico (usando a técnica de light painting) e Roberto Federicci criar uma música generativa.
SUBLIMAÇÃO
com Gisela Motta e Leandro Lima

A dupla formada por Gisela Motta e Leandro Lima criou um vídeo, AO VIVO, com uma câmera high speed que fez parte da instalação SUBLIMAÇÃO, que aconteceu no dia 08/07 aqui no estúdio.
A instalação quer refletir sobre os limites da realidade na simulação, além da característica vital e, ao mesmo tempo, opressora da atmosfera.

NUVEM ANDARILHA
de Paulo Von Poser com
Rafael Define, André Soler e Vinicius Lima

Paulo Von Poser preparou uma nuvem para dialogar com a cidade e junto com 3 andarilhos, os fotógrafos Rafael Define e André Soler e o cronista Vinicius Lima, embarcaram em uma jornada pela noite da capital paulista descobrindo e redescobrindo os lugares e pessoas.
Durante a jornada da nuvem pela cidade, as fotos e a localização foram enviadas para o estúdio e transmitidas AO VIVO.
Era a NUVEM ANDARILHA sendo digitalmente representada.
Ela andava pela cidade. Todos perguntavam o que era.
– Um tapete? Um quadro? Um jogo?
– É uma nuvem – respondíamos
– Mas como assim, uma nuvem? Ela voa? Ela anda?
– Ela caminha por todos os lugares.
– E quem a leva para os lugares? Quem a preenche?
– A cidade.
– Não, quem tá levando são vocês… Aliás, quem são vocês?
– Eu sou Vinícius, ele é o André, o que tá tirando foto é o Rafael e o outro é o Paulo.
– Hm, vocês são o que?
– Somos seus irmãos, nós somos iguais.
– Somos não.
– Somos sim, você não tem questionamentos? Você não acha que a cidade te prende?
– Sim.
– Então, a diferença é que a gente transforma eles em arte. Quer fazer isso também?
– Quero.
– Então, vamos com a gente. Nosso trajeto é um pouco longo.
– Tudo bem, estamos todos no mesmo barco.
– Barco não, nuvem.
Crônica por Vinicius Lima
Foto por André Soler

A partir das lentes curiosas e da habilidade manual virginiana do Rafael Define a jornada ganha um belíssimo e reflexivo registro fotográfico embalado em um livro confeccionado pelo fotógrafo.
A NUVEM ANDARILHA de volta ao estúdio do ATRAVES.TV
No dia 04/07 os Andarilhos retornaram ao estúdio para contar um pouco da experiência de conexão com a cidade através da arte.
O FÓRUM#2
com Clarissa Mendes, Paulo Perez, Noara Quintana, Melanie Mangels Guerra e Felipe Gaúcho

O segundo Fórum do ATRAVES aconteceu no dia 07/07, o tema foi desde uma sociedade utopica passando pela descentralização da tecnologia e acesso e qualidade educação para todos até a importância do aprendizado na relação interpessoal e do homem com a natureza e máquina, confira na integra o 2o. Fórum de Diálogos do ATRAVES.TV..
Os convidados foram as educadoras Clarissa Mendes e Melanie Mangels Guerra, a artista visual Noara Quintana, o diretor de criação e mestre do digital Paulo Perez e o escritor Felipe Gaúcho.
ENCERRAMENTO

Durante toda a ONDA o conceito que guiou a NUVEM foi o diálogo.
O diálogo das diferenças artísticas da MÚSICA e DANÇA no primeiro movimento. A conversa entre a psique e comportamento humano com a natureza no primeiro FÓRUM. O diálogo entre os movimentos da própria ONDA que gerou um resultado diferente na instalação SUBLIMAÇÃO. A arte dialogando com a cidade na intervenção urbana NUVEM ANDARILHA e seu registro. O segundo FÓRUM trazendo a conversa da educação com a tecnologia.
Nossos agradecimentos e congratulações a todos os convidados da ONDA.
Convidados da Onda
RE-INSPIRAÇÃO
COMPARTILHE
[supsystic-social-sharing id=’1′]