FEMININO

Intuição, cura, interação e conexão. Reconhecer e ressignificar o FEMININO como força motriz do viver é o caminho imprescindível para estabelecer confiança em nosso papel no mundo, seja ele qual for.

.: FEMININO: Reflexão :.

“Mais do que um adjetivo, o feminino é uma força que encontra na natureza, na terra, no corpo da mulher e em várias outras manifestações, seus significados.

Hoje, discute-se o feminino de tal maneira, com tanta força e por tantos lados, que parece que ele se ampliou e ganhou voz onde não imaginávamos que ele pudesse ecoar.

O feminino está na mulher, no útero, na delicadeza, na raiva, no silêncio, no grito. Na maquiagem e na ausência dela.  O feminino está na arte, na criação, na diretoria de uma grande empresa, no gerar o novo e no manter a tradição. Está nos movimentos férteis, no chorar, nos ciclos, na coragem, na força e na intuição.

O feminino está também no masculino.

O feminino além do ser, reflete lugares, sentimentos e estados. Queremos então fazer essa reflexão e criar formas para ganharem voz no ATRAVES.TV.

Vamos partir da terra (da semente, da natureza das coisas) e terminaremos na morada que reflete o  eu.

Dentro desse arco, veremos arte, vozes, pausas, as razões, os medos, as atitudes de coragem e por meio – nunca por fim – de tudo isso, refletiremos mais uma onda.”

– Georgia Guerra-Peixe

26.10 a 02.11
_ENTRE_ONDAS_

Equipe do ATRAVES.TV

03.11 a 06.11
_JARDIM DO FEMININO_

Silvana Cipolletta e Equipe ATRAVES.TV

07.11 a 10.11
_LEITURAS_

Priscilla Adduca, Marcelo Rosenbaum,
Priscilla Franca Dib, Marie Cabianca e Ticha Godoy

11.11 a 18.11
_EXPRESSÕES ARTÍSTICAS_

Gabi Bessa, Thalita Hamaoui e Israel Kislansky

21.11 a 25.11
_DIAS D_

Thati Menendez, Leticia Borges, Lucia Braga, Gisele Itié, Anderson Capuano, Nina Grando, Não sou Emily, Bárbara Malagoli, Fernanda Garcia (Kissy), Maroca Belém, Joana Melo do Prado, Mini Lamers, Ariel Nolasco, Laura Andreotti Raquel Preto e convidadas.

26.11 a 30.11
_ENCERRAMENTO_

Natalia Machiaveli, Chico Saraiva e Anamaria Barreto

siga por conta própria ou use o menu acima

26.10 a 03.11
_ENTRE_ONDAS_

Durante uma semana nos reunimos no estúdio, conversamos com a equipe, colaboradores e artistas e juntos, chegamos a um conceito para a ONDA do FEMININO.

No dia 01.11 os curadores do ATRAVES.TV se reúnem no estúdio para apresentar o plano e fazer os últimos ajustes para o lançamento da ONDA nesta quinta-feira, dia 03/11.

siga por conta própria ou volte para o topo

03.11 a 06.11
_JARDIM DO FEMININO_

Silvana Cipolletta

Começamos a ONDA preparando o terreno. A entusiasta de plantas e trabalhos manuais Silvana Cipolletta desenvolveu durante um projeto de paisagismo que integra parte da cenografia inicial da ONDA#7 .: FEMININO: Reflexão :.

Veja só como foi o processo de construção do Jardim do Feminino:

A curadora do projeto – Georgia Guerra-Peixe – inspira-se e utiliza os espelhos e projeção para fazer esse belíssimo ensaio fotográfico com Silvana Cipolletta.

siga por conta própria ou volte para o topo

07.11 a 10.11
_LEITURAS_

Priscilla Adduca, Marcelo Rosenbaum, Priscilla Franca Dib, Marie Cabianca e Ticha Godoy

Bailarina e criadora do projeto Mulheres que Inspiram, Priscilla Adduca abre a Semana de Leituras da ONDA#7 FEMININO: Reflexão. Ela escolheu um capítulo sobre criatividade do livro “Mulheres que correm com os Lobos”.

Na sequência, Marcelo Rosenbaum fez sua contribuição. A escolha do designer e arquiteto para a sessão de leitura foi a Carta do Cacique Seattle, de 1855, que nos relembra a importância do respeito a terra que tudo nos provê. Veja como foi!

Ticha Godoy faz a leitura de “O conto da Ilha Desconhecida” de José Saramago.

O conto fala sobre a união de um homem e uma mulher em um navio em busca de uma ilha desconhecida. De quem é esse barco? Onde fica essa ilha? Um cenário psicológico com uma narrativa cronológica e linear, parágrafos longos quase sem pontuação nos envolvem nessa busca, sonho e desejos complementares dos personagens homem e mulher.

Quer saber o resto da história?

O CONTO DE ILHA DESCONHECIDA - CAPAO CONTO DE ILHA DESCONHECIDA - 48,49O CONTO DE ILHA DESCONHECIDA - 50,51O CONTO DE ILHA DESCONHECIDA - 53O CONTO DE ILHA DESCONHECIDA - 54,55O CONTO DE ILHA DESCONHECIDA - 56,57O CONTO DE ILHA DESCONHECIDA - 58O CONTO DE ILHA DESCONHECIDA - 61O CONTO DE ILHA DESCONHECIDA - 62,63

Conheça ou relembre as belas palavras de resistência de uma das maiores poetas nacionais, Ana Cristina César.

Na terceira sessão da SEMANA DE LEITURAS, Marie Cabianca, redatora do ATRAVES.TV, fez um recorte de obras de Ana Cristina César, sete poemas selecionados de “A teus pés”, que versam sobre o peso e os risinhos cínicos ensimesmados de ser e perceber-se mulher, a antítese do arquétipo para qual nosso mundo foi construído e pensado para: homem.

Um percurso delicado pelas memórias da infância e um mergulho na construção da subjetividade feminina.

Na quarta e última sessão da SEMANA DE LEITURAS da ONDA #7 FEMININO: Reflexão, tivemos a presença de PRISCILLA FRANÇA DIB. Membro e professora da SBPW – Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana, a convidada leu trechos da obra “Meus desacontecimentos”, de Eliane Brum, e um texto de sua autoria. Dá o play!

siga por conta própria ou volte para o topo

11.11 a 18.11
_EXPRESSÕES ARTÍSTICAS_

Gabi Bessa, Thalita Hamaoui e Israel Kislanski

A pintora, artista plástica e designer Thalita Hamaoui – que encanta com seu trabalho delicado e consistente de formas e cores nas telas – conta para gente onde ela identifica e como se manifesta o feminino em seu trabalho.

O ENCONTRO ENTRE ANATOMIA E ARTE

Entrevista com a artista plástica e tatuadora GABI BESSA, uma das convidadas da ONDA#7 FEMININO: Reflexão. O conhecimento de anatomia conquistado durante a faculdade de Medicina aliado a paixão pelas formas da mulher fazem seu olhar sobre o feminino e seus desdobramentos muito especial.

O FEMININO ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DE UM HOMEM

Israel Kislansky entra na onda concedendo uma breve entrevista na qual fala sobre sua origem, técnica e principalmente sobre a presença do FEMININO em seu trabalho.

Assistimos em tempo real a fluida obra do escultor, acompanhando todo o desenvolvimento de seu processo criativo que originou 4 peças de escultura e uma pintura.

Depois, foi a vez da tatuagem no ATRAVES.TV, representada por uma mulher. Gabi Bessa tomou conta do estúdio e durante todo o dia revelou seu processo criativo da milenar arte de marcar o corpo.

Confira o ensaio fotográfico e a entrevista com a artista.

Além de tatuadora, Gabi desenvolve um trabalho fotográfico de registro de suas tatuagens que replicou no estúdio.

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

O FEMININO EM DOIS TEMPOS

Na parte da manhã, Thalita Hamaoui divide o espaço com Israel Kislansky. Observamos a representação do feminino ora através da pintura, ora através da escultura.

Antonio Jesus, o assistente de Kislansky, faz a mistura e aplica o ‘casulo’ de gesso nas esculturas para o preparo do molde que origina as peças.

Veja como foi o processo dos artistas convidados da ONDA#7 FEMININO: Reflexão.

AQUELAS MEMÓRIAS NÃO ERAM MINHAS

O dia passa conforme Thalita dá sequência a pintura da tela, parte de sua nova série – “Aquelas memórias não eram minhas”. Em momentos contemplativos, o trabalho vai sendo construído diante dos olhos dos espectadores. Para a artista “a pintura é 70% um trabalho mental e 30% execução”.

Os elementos de seus quadros vêm de referências que a pintora traz na cabeça: registros de lugares inóspitos.

Thalita volta diversas vezes para a sua tela trabalhando sua visão pós-apocalíptica e lisérgica de memórias que não eram dela mas que em suas pinceladas tornam-se de todo mundo. Elementos são desconstruídos e outros, novos, aparecem.

No fim do dia, Antonio abre o molde de gesso de uma das esculturas realizadas no estúdio, mostrando mais uma etapa do processo para preparação da escultura final em bronze.

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS À FLOR DA PELE

Concluímos a semana expondo as obras criadas por Thalita e Israel, além de imagens das tatuagens criadas por Gabi. Ao fundo, ecoa o som das leituras feitas por Priscilla Aducca, Marcelo Rosenbaum, Ticha Godoy, Marie Cabianca e Priscilla Dib no Jardim do Feminino criado especialmente para a onda por Silvana Cipolletta.

RECONTAR O TEMPO

Chega ao fim o trabalho de Thalita Hamaoui no estúdio. Acostumada a outra temporalidade para a realização de suas obras, a artista plástica conta sobre a experiência de subverter o processo criativo que lhe é usual e a troca no espaço com o escultor Israel Kislansky. A reflexão mais demorada, o olhar alongado e a extensa pesquisa que dedica a cada obra que faz deram lugar a um automatismo desconcertante mas também libertador para a artista, cujas obras já estão concluídas ao nosso olhar mas que ainda têm um caminho a percorrer, segundo sua visão.

Confira a entrevista que ela concedeu a Ju Borgez!

O escultor e pintor Israel Kislansky fecha sua participação na onda contando como foi trabalhar com escalas maiores do que está habituado e que utilizou no trabalho feito no ATRAVES.TV, além de versar sobre a imprevisibilidade de seu processo criativo e como os estudos feitos em seus cadernos ganharam corpo e forma em nosso estúdio.

Veja e ouça o relato do artista!

siga por conta própria ou volte para o topo

21.11 a 25.11
_DIAS D_

Thati Menendez, Leticia Borges, Lucia Braga, Gisele Itié, Anderson Capuano, Nina Grando, Não sou Emily, Bárbara Malagoli, Fernanda Garcia (Kissy), Maroca Belém, Joana Melo do Prado, Mini Lamers, Raquel Preto e convidadas.

DIAS D são momentos de viés menos artísticos e mais contundentes desta onda. A ideia é cedermos todo o espaço e estrutura física e virtual do ATRAVES.tv para especialistas, estudiosas, ativistas e outras importantes figuras falarem sobre os temas da contemporaneidade que abarcam os desafios de ser mulher.

MATERNIDADE ATIVA EM BOA HORA

No primeiro dos DIAS D, recebemos a doula e fisioterapeuta Thati Menendez. A especialista em parto humanizado desenvolveu uma atividade lúdica com a presença de mulheres grávidas e da também doula Leticia Borges, enquanto a fotógrafa Lucia Braga registrava o encontro – que iniciou com uma leitura sobre o tríptico donzela-mãe-anciã e terminou com elas confeccionando o Patuá do Bom Parto, uma espécie de amuleto pela boa hora da mulher gestante.

NENHUMA A MENOS, VIVAS NOS QUEREMOS!

Por ocasião do dia 25 de novembro, o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, recebemos a presença da atriz e diretora estreante Gisele Itié e seu Coletivo de Hermanas para uma ação importantíssima pelo fim da cultura do estupro. Com o suporte do diretor de fotografia Anderson Capuano, o grupo gravou uma cena na qual depoimentos de mulheres sexualmente agredidas foram re-encenados em formato de jogral.

DRAW LIKE A GIRL

As ilustradoras Nina Grando, Barbara Malagoli, Não Sou Emily e Fernanda Garcia (Kissy) tomam conta do estúdio em uma dinâmica de Drink&Draw – onde discutem as particularidades e percalços de ser mulher entre gins tônica e seus lápis coloridos.

O gim foi um apoio do VIRGA, primeiro gim brasileiro, feito artesanalmente em alambiques. A conversa fluida e espontânea transcorre conforme suas ilustrações retratam o feminino e seus desdobramentos…

DIA INTERNACIONAL DA NÃO-VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Um intensivo de conversas, debates e importantes reflexões sobre o papel da mulher nas mais diferentes esferas da vida e da sociedade: sediamos 5 rodas de conversas mediadas pela advogada e ativista feminista Raquel Preto, do Grupo Mulheres do Brasil.

Cerca de 30 mulheres das mais variadas atuações discutiram sobre ocupação feminina nos espaços de poder, perspectivas e demandas negras, pontes estratégicas para equidade de gênero, cultura, educação e outros pontos-chave para se pensar (e fazer!) uma sociedade menos desigual.

ONDE RESIDE O FEMININO?

A transativista Ariel Nolasco e a estudiosa de gênero Laura Andreotti apresentam suas visões sobre o que significa ser mulher e performar esse papel, além de explicar as diferenças entre orientação sexual-afetiva, identidade de gênero e expressão de gênero para uma platéia curiosa e ávida por aprender.

siga por conta própria ou volte para o topo

26.11 a 30.11
_ENCERRAMENTO_

Natalia Machiaveli, Chico Saraiva e Anamaria Barreto

A CONSTRUÇÃO DE UM ESPETÁCULO

A dupla, Natalia Machiaveli e o violonista Chico Saraiva, ensaiam  o pocket show – Tesão, Teclado e Tear – para celebrar o fim da ONDA#7. A diretora teatral e dramaturga Anamaria Barreto entra em cena para dirigir os músicos e compor a cenografia do espetáculo.

O FEMININO PERMANECE EM NÓS

A ONDA#7 chega ao fim e traz consigo um belo show e performance de Natalia Machiaveli e Chico Saraiva, que coroam este momento especial com seu talento e dedicação. Confira o pocket show TESÃO, TECLADO E TEAR!

CONVIDADOS

_RE-INSPIRAÇÕES_

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
lynda course free download
download lava firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course